No último sábado, 17 de julho, cooperativas de Piracicaba se uniram para celebrar o Dia Municipal do Cooperativismo com um um drive-thru solidário, que teve o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para famílias e comunidades carentes assistidas pelo projeto “Exército de Formiguinhas”.

A ação, realizada pelas cooperativas Sicredi União PR/SP, Unimed Piracicaba, Uniodonto Piracicaba, Credsaúde, Coplacana, Coop e Escola Coopep, conseguiu arrecadar 2 toneladas e 200 quilos de alimentos, que serão doados para a comunidade Renascer, e também 50 kits de higiene e produtos de limpeza, que serão doadas para a comunidade Pereirinha.

O drive-thru também teve apoio do Fórum Permanente do Cooperativismo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, da ONG Pernas Caipiras e da Sociedade Amigos de Vila Rezende.

“Nós da Coopep entendemos que a ação deveria estar alinhada ao tema do Dia C em São Paulo este ano, que foi o ODS 2 sobre a erradicação da fome e agricultura sustentável. Então tivemos uma conversa com o vereador de Piracicaba, André Bandeira, e puxamos essa ação, que teve a campanha de arrecadação de alimentos”, conta a presidente da Escola Coopep, Joana Machado.

A cooperativa optou por realizar também uma ação interna com seus colaboradores e cooperados, que fizeram doações em dinheiro para o movimento “Tô Aqui”, que organiza entregas de cestas verdes, compradas da agricultura familiar e entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social. “Esse projeto une o outro assunto do tema deste ano, a agricultura sustentável, e achávamos que essas duas ações casavam muito bem”, explica Joana.

Segundo ela, o cooperativismo não é importante socialmente apenas em um momento pontual, como o Dia do Cooperativismo, mas no dia a dia. "A solidariedade é um pilar do movimento e achamos que neste período de pandemia esta celebração é mais do que nunca exercer isso”, conclui.  

O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, complementa, lembrando do sétimo princípio do cooperativismo. “É muito importante celebrar o Dia C e ter realizado essa coleta de alimentos para auxiliar as pessoas carentes. Isso mostra à sociedade a preocupação das cooperativas com ações junto à comunidade, ações de bem estar social que evidenciam que o cooperativismo tem em sua filosofia o bem comum”, afirma.

Ele reforçou ainda a importância de parcerias na realização desse tipo de campanha. “Com a ação, reforçamos também o compartilhamento desse bem estar com nossos cooperados e toda sociedade e mostramos o poder da intercooperação, quando cooperativas de vários setores atuam juntas em prol da comunidade em que estamos”, conclui.