Nascida como um armazém para abastecer os funcionários da Rhodia, na cidade de Santo André, a Coop cresceu e chega aos 67 anos de fundação, totalmente alinhada com as tendências do mercado e comprometida com os princípios do cooperativismo e do ESG, além de figurar no ranking Top 300 do World Cooperative Monitor 2020. 

Em um ano de grandes desafios por conta dos reflexos econômicos deixados pela pandemia, a Coop ousou no segmento farma e até setembro deste ano inaugurou 22 drogarias, sendo 4 unidades de rua e 18 dentro das galerias da rede BIG. Até o final de 2021 deverá ser inaugurada a 80ª unidade, sendo a primeira na cidade de Mogi-Guaçu.  

“Com as novas drogarias, ampliamos geograficamente nossa área de atuação e hoje estamos em várias cidades do estado de São Paulo. Além disso, o negócio Drogaria já representa 18% do faturamento total da rede e, somente neste ano, cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano anterior”, explica Marcio Valle, presidente executivo da Coop.

O negócio Supermercado também vai muito bem. “É difícil fazermos comparações com 2020, haja vista que naquele ano o comportamento do consumidor e a jornada de compra sofreram grandes mudanças – como mais pessoas se alimentando em casa e maior incremento do e-commerce. Para produzir comparações mais adequadas, neste ano estamos com crescimento nas vendas na ordem de 11,5% em relação a 2019”, destaca Valle.

Os cooperados e clientes ainda contarão nas próximas semanas com algumas novidades em serviços farmacêuticos e em produtos no PDV. Em 2022, o e-commerce estará totalmente em operação. Para isso, uma nova equipe está em campo para realizar os últimos ajustes no sistema Coop Entrega, bem como no aplicativo da rede,  Sempre Coop.

Cumprindo sua responsabilidade social, a Coop continua investindo pesado em ações direcionadas à preservação do meio ambiente, como instalação de biodigestor para decompor alimentos; parceria com a startup Molécoola, voltada para a logística reversa; áreas específicas para descarte adequado de medicamentos, eletroportáteis, lâmpadas, óleo de cozinha, dentre outros itens. 

A Coop também continua ampliando seus programas para a capacitação de colaboradores, visando sempre à excelência do atendimento. Está em estudo a Universidade Coop e, no início do segundo semestre deste ano, a Coop Drogaria lançou o programa Aprender a Crescer, o qual concede bolsas de estudos com cobertura de 70% do valor do curso de Farmácia de quatro anos para 36 balconistas e dermoconsultores da rede. 

Campanha de aniversário

Para comemorar a importante data, no período de 1° a 31 de outubro, toda a rede ofertará produtos de todas as categorias com preços imperdíveis, tanto nas 31 lojas de supermercado como nas 79 drogarias. 

Devido ao cenário atual de pandemia e por muitas famílias terem sofrido com a redução no orçamento, a área de Marketing optou por dar um suporte maior aos seus cooperados e clientes oferecendo os melhores preços. Todo dia, haverá ofertas arrasadoras, como leve 3 e pague 2, superdesconto e combos de produtos essenciais que fazem parte da cesta de compras. Todas as ofertas serão anunciadas em tabloides ao longo do mês.

Fonte: Coop