A Federação dos Sindicatos das Cooperativas no Estado de São Paulo é uma entidade sindical de segundo grau que atua pela defesa dos interesses das cooperativas paulistas, buscando o equilíbrio nas relações de trabalho com seus empregados.
A Fescoop/SP pode intermediar negociações coletivas com sindicatos de trabalhadores em cooperativas, ajuizar ações para a defesa dos interesses dos sindicatos e, inclusive, atuar no âmbito administrativo.

A Federação também apoia e acompanha sindicatos de cooperativas que formalizaram o pedido de registro sindical no Ministério do Trabalho e aguardam tramitação do processo administrativo. Sempre buscando o fortalecimento institucional das cooperativas, a Fescoop/SP ainda realiza ações voltadas à disseminação de conteúdos de interesse da categoria e capacitação dos dirigentes e assessores em matérias sindicais e de relações de trabalho.

HISTÓRIA

Fundada em 2008, a Fescoop/SP foi criada para a representação sindical patronal das cooperativas paulistas, defendendo a categoria e o ambiente institucional adequado ao desenvolvimento do cooperativismo, conforme estabelece a Constituição Federal do Brasil.

Em 2016, após quase dez anos de dedicação e persistência, a Federação conquistou o Registro Sindical no Ministério do Trabalho, tornando-se a legítima representante da categoria econômica das cooperativas em todos os segmentos de atividade no estado de São Paulo.

Atualmente, a Fescoop/SP compõe a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), entidade sindical de grau máximo do setor, com sede em Brasília.

Missão

Defender o cooperativismo e os interesses da categoria econômica das cooperativas paulistas.

Visão

Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.

ATUAÇÃO

Administrativa

Ocupar assentos em órgãos públicos para discutir temas específicos e, quando necessário, propor projetos de lei e outras providências para resguardar interesses das cooperativas.

Extrajudicial

Estabelecer convênios e parcerias com entidades privadas para oferecer serviços aos sindicatos de cooperativas filiados.

Judicial

Propor, na ausência de sindicato organizado como disposto na CLT, medidas judiciais sobre matérias relevantes para as cooperativas, desde controvérsias trabalhistas a questões tributárias, por exemplo. O objetivo é garantir ambiente institucional adequado ao desenvolvimento do cooperativismo, conforme estabelece a Constituição Federal.

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL

Diretoria

Presidente
Edivaldo Del Grande – SINCOMOTA

1° Vice-Presidente
Ricardo Alphonse Santos Blanc – SINACRED

2° Vice-Presidente
Dilson Lamaita Miranda - SINCOOMED

Diretor-Secretário
Décio Francisco Gonçalves da Rocha - SINCOOESP

Diretor Financeiro
Francisco Augusto César Serapião Júnior - SINCOOESP

Diretor de Relações Institucionais
Gumercindo Fernandes da Silva - SINCOADA

Conselho Fiscal

Efetivo
Sonivaldo Grunzweig Pinto - SINCOMOTA
João Alberto Salvi - SINACRED
Dr. Eder Balliari - SINCOOMED

Suplente
Antônio Avelino dos Santos - SINCOADA
Edmir Deberaldini - SINACRED
Ademar Gonçalves de Almeida - SINCOOESP

CADASTRE-SE E FIQUE SABENDO OS PRINCIPAIS DESTAQUES DO COOPERATIVISMO
QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES DO COOPERATIVISMO?

Compartilhe seu e-mail aqui e receba gratuitamente informações importantes e atualizadas sobre o movimento.
Nós utilizamos cookies (e/ou tecnologia de rastreamento de dados) para saber como você interage com nosso Portal. Usamos esta informação para melhorar sua experiência e para metrificar visitantes. Para entender mais sobre o que utilizamos, veja nossas Políticas de Privacidade de Dados: Política de Privacidade e Política de Cookies.
ACEITAR