No dia 20 de maio, o Sistema Ocesp realizou mais uma edição do "Encontro Virtual das Cooperativas de Crédito". Com cerca de 60 participantes, foram abordados aspectos e perspectivas para os próximos cinco anos das variáveis macroeconômicas brasileiras mais relevantes, bem como dos possíveis impactos no cooperativismo de crédito, por meio da palestra dos especialistas da Lafis Consultoria, Osmar Sanches (CEO) e Felipe Souza (economista-chefe).


Mediado pelo consultor técnico Eduardo Oliveira, o encontro contou com a participação do diretor do Ramo Crédito na Ocesp, João Salvi, e da coordenadora de Inteligência de Mercado, Lajyárea Duarte. “Cada vez mais, o nosso grupo está aumentando seu número de participantes ativos, o que demonstra que essa iniciativa do Sistema Ocesp e do Ramo Crédito vem dando certo, com a abordagem de temas que trazem conhecimentos e benefícios a todos”, disse Salvi.

 

“Temos procurado estar cada vez mais próximos das nossas cooperativas de crédito e desejamos continuar a agenda do ano com pautas que façam sentido para o ramo e que possamos agregar conhecimentos e encontros participativos”, comentou a coordenadora de Inteligência de Mercado, Lajyárea Duarte.

 

Metamorfose econômica

 

Um dos pontos citados na abertura foi que este quinto mês do ano é um momento oportuno para corrigir trajetórias estratégicas das cooperativas, com base nas atualizações da macroeconomia. “Entendemos que este seria um assunto muito relevante, abordado com o olhar de fora de uma empresa de dados macroeconômicos sobre como esses números tendem a seguir daqui para frente, em uma tentativa de nos ajudar a compreender esse cenário e tomar as melhores providências ainda este ano”, comentou Oliveira.

 

Segundo Osmar Sanches, a ideia da apresentação foi trazer a análise macroeconômica, destacando os limites da economia nacional. “Percebemos que a economia vem apresentando algumas mudanças; tivemos em 2023 uma perspectiva e 2024 começamos de outra forma. Nossa ideia é trazer um panorama, falar dos limites e de como está o atual potencial de crescimento do nosso país”.

 

“Estamos em franco processo de metamorfose, com entendimento desde política monetária internacional até o quadro nacional; desde o anúncio do entendimento fiscal do próximo ano até o recente desafio climático na região sul, que afetou a população e a economia. Os economistas vêm tentando entender como isso vai refletir em variáveis como inflação, Selic, crescimento econômico, entre outros pontos”, completou Felipe Souza.


O próximo encontro do ramo Crédito já tem data marcada: 17 de junho. Inscrições e mais informações serão divulgadas em breve, pelos canais oficiais do Sistema Ocesp. Em caso de dúvidas ou solicitações, entre em contato pelo e-mail relacionamento@sescoopsp.coop.br