Na manhã desta terça-feira, 18, o presidente da OCESP e diretor da OCB, Edivaldo Del Grande, abriu a 10ª edição do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, evento promovido em Campinas pelo Grupo Conecta. Del Grande foi enfático ao falar do Ato Cooperativo na Reforma Tributária. Ele explicou que o projeto de regulamentação da Reforma apresentado pelo governo federal não condiz com a conquista recente do cooperativismo, de respeito ao Ato Cooperativo, incluída na Constituição. Pediu apoio e mobilização das lideranças cooperativistas para não deixar passar o que elevaria injustamente o custo dos negócios das cooperativas.

 

“Conseguimos aprovar e incluir na Constituição o adequado tratamento tributário ao Ato Cooperativo, com a atuação aguerrida de parlamentares da Frencoop, como os deputados Arnaldo Jardim e Vitor Lippi. Agora, vem o governo federal e quer desrespeitar tudo isso. A sede arrecadatória do governo faz com que não enxergue as cooperativas como instrumento que diminuem as desigualdades sociais e contribuem para um Brasil mais justo”, salientou o presidente, pedindo empenho de todos os presentes para, mais uma vez, sensibilizarem os parlamentares e, assim, evitar a bitributação das cooperativas.

 

Ele aproveitou para divulgar o site reformatributaria.coop.br, página onde a OCB disponibiliza cards, folders e ofícios sobre a importância do Ato Cooperativo, que são as operações entre a cooperativa e seus cooperados. “Acessem o site, usem os materiais disponíveis. É hora de buscarmos o comprometimento dos nossos políticos, para que nos defendam deste absurdo e garantam a sobrevivência de nossas cooperativas”.

 

Del Grande também teve a oportunidade de conversar com a imprensa e repercutir o assunto. Estadão, EPTV, Canal do Boi, entre outros veículos, entrevistaram o representante do Sistema Cooperativista.

 

Sobre o encontro, Del Grande disse que o Grupo Conecta está em sintonia com o Sescoop, contribuindo para preparar ainda mais os dirigentes para a gestão de cooperativas. O evento, que termina nesta quarta-feira, aborda temas relevantes como gestão de riscos, inovação, exportação, sustentabilidade e expectativas econômicas e políticas, entre outros.